CINÉTICA QUÍMICA
A cinética-química é aparte da físico-química que se dedica ao estudo das reações químicas, ocupando-se fundamentalmente com a velocidade com que ocorrem as os processos químicos, relacionando o tempo envolvido nos processos e os fatores que podem modifica-las. Para isso foram definidos índices de propriedades como: velocidade de reação, constante de velocidade, molecularidade, ordem de reação, grau de conversão e avanço ou extensão. O estudo da cinética visa estabelecer hipóteses sobre os fatores determinantes da velocidade de uma reação e elucidar os mecanismos de reação envolvidos (RANGEL, 1997).
Qualquer reação química esta sujeita a uma serie de fatores internos e externos. Em relação aos internos podem-se destacar o estado de agregação, que descrevem o modo com que as moléculas de água se acomodam; o grau de divisibilidade dos reagentes e dos produtos, a mobilidade das partículas que devem reagir, as dificuldades impostas pelo meio onde deve ocorrer a reação entre muitos outros. Já em relação aos fatores externos são os que agem sobre o sistema de qualquer maneira, podem-se citar a pressão, a radiação e o calor (NETZ e ORTEGA, 2005).
A definição de velocidade de reação é fundamental, que pode ser estudada pela variação da concentração de um composto em relação ao tempo. Variação que pode ser descrita genericamente como (NETZ e ORTEGA, 2005):
A velocidade com que o reagente A reage com o reagente B é igual a velocidade com que o produto C e o produto D são formados e define a velocidade da reação. Devido à equação química pode apresentar o coeficiente estequiométrico, este coeficiente representa o número de mols da substância. Observe uma equação química genérica, onde a, b, c e d são coeficientes estequiométricos e A, B, C e D são as substâncias químicas (NETZ e ORTEGA, 2005).
Esta reação será negativa no caso dos reagentes (por razão da diminuição), e positiva para os produtos (por razão do numero das moléculas formadas). Na pratica,