Trabalho de Economia
O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise das estruturas de mercado das indústrias de painéis de madeira (compensado, OSB e MDF) no estado do Paraná. Para analisar a situação atual da indústria de painéis, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as principais aplicações, a quantidade de empresas, o número de empregados, o consumo de madeira em tora, a capacidade nominal, a produção efetiva, o preço do painel, o valor e a quantidade de painel exportado e importado e o consumo aparente do segmento. As estruturas de mercado, entre os diferentes segmentos de painéis de madeira, foram analisadas através do Modelo Estrutura–Conduta–Desempenho (ECD), o qual mostrou que as indústrias de painéis de madeira reconstituída (MDF e OSB) são mais competitivas do que a indústria de painel compensado, por serem mais verticalizadas, de capital e tecnologia intensiva. O painel compensado é um produto de alto valor agregado e de qualidade, porém é de elevado custo quando comparado aos seus concorrentes. As perspectivas futuras da indústria paranaense de painéis de madeira indicam aumento no consumo de painéis reconstituídos e queda no consumo de painel compensado, devido à substituição que este vem sofrendo nos últimos anos
Passo 2
a) Quanto se compra e se vende.
O painel compensado é um produto de alto valor agregado e de qualidade, porém é de elevado custo quando comparado aos seus concorrentes.
O mercado brasileiro de compensados atualmente é composto por aproximadamente 300empresas, as quais, na sua maioria, estão concentradas na região Sul do país. No estado do Paraná, no ano de 2007, estavam localizadas 118 empresas, cerca de 40% das indústrias de painéis de compensado do Brasil. O número de empresas no estado do Paraná atingiu o máximo no ano de 2004, coincidindo com a elevação do consumo de madeiras em tora, da produção efetiva e da exportação no Paraná.
O compensado foi o primeiro painel de madeira produzido mundialmente e até a