Cinética Química I – Efeito das Concentrações dos Reagentes
Resumo Os objetivos procurados neste experimento são:compreender e manipular os parâmetros que afetam as velocidades das reações químicas, desenvolver habilidades por meio do tratamento gráfico dos dados experimentais e também reconhecer tendências e relações a partir de dados experimentais.
Introdução
A Cinética Química é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas, que nos permitem levar a conclusões a respeito da maneira pela qual os átomos, íons ou moléculas interagem, possibilitando a resolução racional de problemas como: a aceleração de processos industriais economicamente importantes, inibição de reações de degradação dos materiais ou de alimentos, corrosão, ação de fármacos no organismo e muitos outros. A velocidade da reação está relacionada com as concentrações dos reagentes e seu estado particular, o fato dos reagentes estarem ou não em solução, a temperatura, a eletricidade, a luz, a pressão a presença de catalisadores e dos produtos de reação. O aumento da concentração dos reagentes promove o aumento do número de colisões entre as moléculas.E também, com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas em um sistema e consequentemente o número de colisões efetivas entre elas, isso faz com que a velocidade aumente.
Materiais e Métodos
Experimento 12:
Nessa experiência estudamos o efeito da concentração e da temperatura na reação relógio de iodo que ocorre em três etapas:
1ª) 3 HSO3- + IO3- I- + 3 HSO4- Etapa Lenta
2ª) IO3- + 5 I- + 6 H+ 3 I2- + 3H2O Etapa rápida
3ª) HSO3- + I2 + H2O HSO4- + 2 I- + 2 H+ Etapa muito rápida A primeira etapa (lenta) forma iodeto (I-) e hidrogenossulfato (HSO4-) sendo que íon I- formado é consumido pelo iodato (IO3-) na