cinética quimica
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Escola de Ciências Biológicas - ECB
Departamento de Ciências Naturais - DCN
Disciplina de Química Geral e Inorgânica
Prof.:
Curso: Ciências Ambientais
Aluno:
Turma:
N0 da prática:
Prática realizada em:
Cinética Química
Rio de Janeiro
Semestre/1 Ano:2014
Introdução
Este experimento foi feito para se perceber a velocidade das reações e para mostrar que se pode alterar essa velocidade com alguns fatores como pressão, temperatura, superfície de contato, concentração e afinidade. Se fala então de cinética química. O conhecimento das velocidades da reação pode ser bem utilizado no dia a dia de cada pessoa, como por exemplo, quando se guarda alimentos na geladeira para retardar a decomposição.
A velocidade media de uma reação é calculada variação da concentração / variação do tempo (intervalo). Porem alguns fatores influenciam nessa velocidade. Temos como exemplo a superfície de contato, quanto maior o contato dos reagentes maior a rapidez da reação. Há também a temperatura, que pela regra de Van´t Hoff um aumento de 10°C faz com que a velocidade da reação dobre. Pode haver um catalisador, que é uma substancia capaz de acelerar uma reação não sendo consumida durante ela. E também a concentração dos reagentes, onde a quantidade está relacionada ao número de choques entre as moléculas, a velocidade da reação é proporcional aos produtos das concentrações.
Objetivo
Experimento: Observar a velocidade de decomposição de ácido cítrico + bicarbonato de sódio utilizando diferentes fatores que podem influenciar na rapidez da reação como o tamanho da partícula e a temperatura da água a ser dissolvida
Material e Método
- Material
Comprimido efervescente (contendo ácido cítrico e bicarbonato de