Cinetose
Seu desenvolvimento depende basicamente das relações espaciais que o indivíduo estabelece a partir do nascimento. O sistema proprioceptivo-vestibular constitui o ponto inicial de contato do ser humano com o meio ambiente (2).
O funcionamento adequado do sistema vestibular periférico (labirinto e nervo vestibular) e também do sistema vestibular central (núcleos, vias e inter-relações no sistema nervoso central) pode ser comprometido por diferentes distúrbios, de variada localização no corpo humano (3-4).
Para algumas pessoas, os sintomas podem aparecer simplesmente caminhando em um supermercado ou vendo postes telefônicos pela janela de um carro. Algumas pessoas sofrem dessa doença ao irem ao cinema e assistirem a um filme de ação em uma daquelas telas gigantes.
A cinetose fez com que alguns pilotos desistissem dos treinamentos durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, os astronautas da Nasa se esforçam para combater esse efeito colateral da viagem espacial
Pode ocorrer em crianças e adultos. Costuma ser definida por leigos como uma labirintite.
Além da náusea, a cinetose tem vários outros sintomas. São eles:
Perda de equilíbrio
Falhas de memória
Raciocínio lento e/ou confuso
Sudorese
Nistagmo
Dores de cabeça
Visão borrada, duplicada ou fora de foco
Palidez
Dificuldades em atividades de leitura, ou assistir televisão vertigens Fadiga
O tratamento é feito através de exercícios de Terapia de reabilitação vestibular, podendo também ser usada de medicação específica para diminuição dos sintomas. A atropina pode ser utilizada como tratamento, por ser uma droga antimuscarínica.
O médico responsável pelo tratamento é um otorrinolaringologista, mas, devido aos sintomas difusos, o paciente costuma ser atendido por