Textos básicos em Filosofia – Platão
Platão nasceu em Atenas em 428 a.C ,seu nome verdadeiro era Arístocles mas devido a sua constituição física, recebeu o apelido de Platão. Diferente de Sócrates, a quem considerava “o mais sábio e o mais justo dos homens” Platão pertencia a uma das mais nobres famílias atenienses. Depois da morte de seu mestre, empreendeu inúmeras viagens, num período em que ampliou seus horizontes culturais e amadureceu suas reflexões filosóficas. A maior parte do pensamento platônico nos foi transmitida por intermédio da fala de Sócrates, nos diálogos socráticos, escritos por Platão.
A Apologia de Sócrates, se não o primeiro, esta entre os primeiros diálogos de Platão consiste no discurso de Sócrates perante o júri ateniense que o condenou. Acusado de desrespeitar as leis da cidade e os deuses tradicionais e de corromper a juventude ateniense, Sócrates justificou-se descrevendo que, para ele, o filósofo tem por papel falar da virtude e questionar, não só a si próprio como aos outros em busca da clareza e da verdade, recusando-se a apresentar uma defesa tradicional, ele questiona seus juízes sobre a "saída" mais digna, que seria não por eliminá-lo, mas torna-se bom ao máximo através da virtude, e partindo dela chegar à riqueza. Considerado culpado Sócrates salienta: “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”, Sócrates pensa que a vida sem refletir, sobre suas ações, decisões e pensamentos, é uma existência vazia e por tanto não vale a pena ser vivida.
Após o julgamento Sócrates encontra-se na prisão aguardando pela execução da sua sentença. Críton, discípulo de Sócrates, vendo que a sua condenação era injusta propõe a fuga e o exílio, porém as leis de Atenas justificam que Sócrates deve preocupar-se unicamente com a justiça, pois "fugindo vergonhosamente" estará revidando injustiça com injustiça, agindo contra seu país, que prevê igualdade a todos Sócrates estaria, de certa forma, tentando destruir as leis Atenienses. Críton fica