Cinetica quimica
Embora a termodinâmica nos informe a direção e a extensão de uma mudança química, ela não nos diz como, nem a que velocidade a reação se realiza. Para tanto, utiliza-se um estudo diferente: a cinética química, que estuda as velocidades das reações químicas. (ATKINS, Peter. JONES, Loreta. Princípios de Química – pág. 643)
Os dados básicos da cinética química são então as concentrações dos reagentes e dos produtos a partir do início da reação. As velocidades da maioria das reações químicas dependem da temperatura, e por isso, nas experiências comuns de cinética, se mantêm constante a temperatura do sistema reacional durante a reação .( ATKINS, Peter; PAULA, Júlio de. Físico-Química, Volume I. pág. 216)
1. INTRODUÇÃO
1.1 CINÉTICA QUÍMICA
Embora a termodinâmica nos informe a direção e a extensão de uma mudança química, ela não nos diz como, nem a que velocidade a reação se realiza. Para tanto, utiliza-se um estudo diferente: a cinética química, que estuda as velocidades das reações químicas. Ao estudar termodinâmica, consideramos apenas os estados inicial e final de um processo químico e ignoramos o que acontece entre eles. Na cinética química estamos interessados nos estágios intermediários do processo – os detalhes das mudanças que os átomos e moléculas sofrem durante as reações. Esses detalhes ajudam a esclarecer o grande intervalo de velocidades de reações observado e são usados para idealizar maneiras de influenciar estas velocidades. (ATKINS, Peter. JONES, Loreta. Princípios de Química – pág. 643)
1.2.1 Velocidades de Reação
Informalmente sabe-se que uma reação é rápida se os produtos são formados rapidamente, como acontece em uma reação de precipitação ou explosão. Uma reação é lenta se os produtos são formados em um longo intervalo de tempo, como acontece na corrosão ou no apodrecimento de material orgânico. Entretanto, para progredirmos, precisamos de uma definição precisa e quantitativa. (ATKINS, Peter. JONES,