CINEMA
Texto: “Cinema: a arte de enrolar os outros?”
Jorge Alvício da Silveira Teixeira
Componentes:
-
André Felipe
Dandara Lustosa
Daniel Mendes
Élida Ferreira
João Pereira
O que é cinema?
-
Grego: κίνημα = kinema = movimento: técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento.
-
É um artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam.
O que é cinema?
-
Arte poderosa, fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos. -
É a imagem animada que confere aos filmes o seu poder de comunicação universal. Dada a grande diversidade de línguas existentes, é pela dublagem ou pelas legendas, que traduzem o diálogo noutras línguas, que os filmes se tornaram mundialmente populares. Texto: “Cinema: a arte de enrolar os outros?”
Jorge Alvício da Silveira Teixeira
-
A grande sacada da chamada sétima arte é poder rediscutir o mesmo assunto inúmeras vezes e de diferentes formas. Pode ser trabalhado na escola, em diferentes disciplinas, ou em casa.
-
Num país como o nosso, o cinema pode e deve ter um papel fundamental na construção de uma sociedade diferente, mais culta, mais cheia de vida, retratando na história fílmica o seu passado, buscando o presente e levantando possibilidades para um futuro próspero em todos os aspectos da nossa civilização.
Cinema e Educação
- A utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa.
- Para haver sinergia entre cinema e educação devese realizar uma análise correta da mensagem cinematográfica aliada ao contexto educativo
(o
professor deve auxiliar o aluno). Cinema e Educação