Ergonomia
O papel do arquiteto dentro do espaço urbano deve sempre está ligado com a ergonomia, pois se houver um paralelo entre eles, diminuirá as negligencias ocorrida pela falta de um planejamento mais cauteloso, visando às dificuldades e as necessidades atuais de uma sociedade moderna.
A ergonomia se presenta tendo como principal foco o homem e sua qualidade de vida, buscando sempre a melhor eficiência no desempenho das suas atividades diárias, levando em conta o nível de estresse e os ganhos obtidos á sua saúde, por issoque a ergonomia tem laços estreitos com a arquitetura.
Pois se entendermos como a ergonomia pode ser utilizada para um melhor aproveitamento do espaço evitaríamos discussões, como adequar as cidades a acessibilidades de seus moradores. Por exemplo, no interior do Maranhão na cidade de Presidente Dutra, onde não houve conhecimento de ergonomia, noplanejamento da estruturação da cidade, e nem se quer uma transição entre o povoado e cidade reconhecida pelo estado, no qual apresenta deficiências em todas as suas praças, menos a praça principal no centro que contém rampas para os cadeirantes, nas ruas a falta de planejamento é muito visível, pois os “quebras molas” são um mais alto que o outros, não há um padrão e os danos são realmente sentidos pela população, sem contar os desníveis das calçadas porque “assustar”, ter cinco degraus na calçada.
Com tudo o que vale ressaltar é que ergonomia tem que ser aplicada ao espaço urbano,e seus conceitos levados a serio na construção e adequação das cidades, para melhor aproveitamento por parte dos seus habitantes tanto com relação ao trabalho quanto ao lazer. A maioria das cidades brasileiras apresenta em sua arquitetura um desequilíbrio entre a irresponsabilidade e o descaso de como o seu espaço urbano é projetado ou construindo, a falta de planejamento ou de um olhar mais cauteloso causa danos a sociedade que se utiliza desse local,