cinema
2- O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras. O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica.
Jogos de sombras – Surge na China, por volta de 5.000 a.C. É a projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados. O operador narra a ação, quase sempre envolvendo príncipes, guerreiros e dragões.
Câmara escura – Seu princípio é enunciado por Leonardo da Vinci, no século XV. O invento é desenvolvido pelo físico napolitano Giambattista Della Porta, no século XVI, que projeta uma caixa fechada, com um pequeno orifício coberto por uma lente. Através dele penetram e se cruzam os raios refletidos pelos objetos exteriores. A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo, no interior da caixa.
Lanterna mágica – Criada pelo alemão Athanasius Kirchner, na metade do século XVII, baseia-se no processo inverso da câmara escura. É composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projeta as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
3-Se expandiu por Paris onde se originou e pelo alguns países da europa.
4-O primeiro "filme" é de 1895. Chama-se L'Arroseur Arrosé e é francês. Foi dirigido por Louis Lumière (1864/1948) e tem apenas 44 segundos. Nosso segundo "filme" também é de 1895. Foi dirigido por Alfred Clark e produzido porThomas Edison (1847/1931). Em apenas 18 segundos de filmes. Nosso terceiro "filme" é de 1896 e foi realizado na França, sendo dirigido por Alice Guy Blache (1873/1968), uma das primeiras mulheres a "dirigir" um filme,