Cinema
CINEMA
Os irmãos Lumière foram os fundadores do cinema na França. A primeira exibição foi em 28 de Dezembro de 1895, com o lançamento de L’Arrivée d’un train en gare (Chegada de um trem à estação). Neste filme as pessoas pareciam estar vendo algo de terror, então elas gritavam e saiam correndo quando o trem se aproximava da tela. Também, eles que fabricaram o cinematógrafo e ficaram conhecidos como ‘os pais do cinema’. Cinematógrafo é uma máquina de filmar e um projetor de cinema, que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892.
O cinema chegou no Brasil em 1896 e a primeira exibição cinematográfica foi em Julho desse mesmo ano, no Rio de Janeiro. O primeiro filme a ser exibido foi uma produção dos irmãos Lumière, chamado La Sortie des ouvriers de l'usine Lumière (Saída dos operários das Fábricas Lumière).
Essa primeira exibição no Brasil, revolucionou a história das artes. As pessoas ficavam maravilhadas ao ver as pinturas moverem-se, andarem, chorarem, rirem, trabalharem com tanta perfeição e nitidez que parecia algo assustador.
As primeiras imagens feitas no Brasil, foram realizadas pelos irmãos Segreto, imigrantes italianos. No dia 5 de Julho, eles filmaram a visita do Presidente da República Prudente de Morais, e a partir desse dia eles filmavam todos os acontecimentos políticos e festivos que aconteciam no Rio de Janeiro.
Em 13 de Fevereiro de 1898, José Roberto de Cunha Sales, realiza uma das primeiras exibições cinematográficas em São Pulo. E só depois de 1904, o cinema se espalha por todo o Brasil. E em 1909 inauguraram o primeiro cinema, o Cine Soberano, no Rio de Janeiro.
Um tópico muito importante a ser ressaltado quando se fala de cinema Brasileiro é a manipulação da imagem, de um ideal, informações o que acaba gerando um estereótipo que geralmente são retratos dramáticos, às vezes até exagerados, sobre a vida cruel no sertão, os retirantes. Ou então outro extremo, a vida devassa, a imagem da mulher