Cinema Contemporaneo
- O SONHO DE UMA IDENTIDADE BRASILEIRA RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE:
A RETOMADA DO CINEMA NACIONAL. OS INDICADOS, O QUATRILHO, CENTRAL DO BRASIL E
- PÓS-RETOMADA: A ETERNA BUSCA DA IDENTIDADE BRASILEIRA DE CINEMA
SURGE UM NOVO CINEMA NACIONAL: MINAS GERAIS, PERNANBUCO E CEARÁ SE APRESENTAM COM UM CINEMA DIFERENTE, INFLUENCIADO PELO CINEMA EUROPEU, ARTES PLÁSTICAS E LITERATURA. A RETOMADA DO CINEMA DE GLÁUBER E SGANRZELA, QUE FOI INFLUENCIADO PELA NOUVELLE VAGUE.
OS ESTADOS SE “UNEM” COM A IDEOLOGIA DE CONSTRUIR UM CINEMA COM UMA LINGUAGEM PRÓPRIA E LIVRE DE INFLUÊNCIAS DE PRODUÇÃO. UMA BATALHA CONTRA O CINEMA NACIONAL DE PRODUÇÃO QUE DETÉM A MAIOR PARTE DE PRODUÇÕES COM GRANDE NÚMERO DE PÚBLICO E DE MAIOR DISTRIBUIÇÃO EM SALAS COMERCIAIS. A CLASSE MÉDIA CONTEMPORÂNEA É ALVO DE GRANDES CRÍTICAS, COMO AS DOS FILMES DA FILMES DE PLÁSTICO, DA ALUMBRAMENTO E DE KLEBER MENDONÇA FILHO.
CINEASTAS VÃO BUSCAR TRANSFORMAR A REALIDADE PRECÁRIA BRASILEIRA, ECONÔMICA E POLÍTICA, ATÉ MESMO EM NÍVEL DE PRODUÇÃO DE ARTE NO BRASIL, NUMA VISÃO TRAGICÔMICA – CARNAVALIZADA – DE LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA.
A CONTRADIÇÃO, COMPLEXO DE INFERIORIDADE E A ETERNA BUSCA DE MODERNIZAÇÃO:
NA TENTATIVA DE FIXAR UMA IDEOLOGIA DE CINEMA NACIONAL, EM CONSTRUIR UMA IDENTIDADE DE “CINEMA BRASILEIRO” PARA O MUNDO, O CINEASTA DO BRASIL DE NOVO RECORRE ÀS INFLUÊNCIAS DAS ARTES EUROPEIAS E NORTE-AMERICANAS, ABRINDO MÃO DE PENSAR NA “ARTE BRASILEIRA”. COM ISSO, OS FILMES BRASILEIROS POSSUEM POUCAS PARTICIPAÇÕES EM FESTIVAIS INTERNACIONAIS IMPORTANTES POR SER “INCOMPREENDIDO” .
A CENA “ÚDIGRUDI” :
REFERÊNCIA À “UNDERGROUND”, ESSE MOVIMENTO É ENVOLTO DE CINEASTAS AMADORES QUE UTILIZAM QUALQUER FORMA DE LINGUAGEM AUDIOVISUAL PARA A CONSTRUÇÃO DE SEUS FILMES. ISSO SE DEVE A SUBMISSÃO DO ARTISTA DE CINEMA BRASILEIRO AO GOVERNO E SUA LEI DE ICENTIVO A CULTURA, QUE MAIS PARECE ICENTIVAR MEIA DÚZIA DE ARTISTAS SOMENTE. ESSA FORMA DE PRODUÇÃO SE ASSEMELHA A BOA E VELHA “GAMBIARRA”