Cinco forças de Potter
Devido a essa intensa concorrência, se faz cada vez mais necessário o uso de ferramentas de analise que permitem as empresas obter informações vitais e necessárias para tomadas de decisões.
Uma dessas ferramentas é o modelo das Cinco Forças de Porter que é uma ferramenta que permite analisar e compreender o mercado onde a empresa compete ou deseja competir. Essa analise nos permite obter informações sobre a dinâmica do mercado e as forças que o influenciam como afirma YANAZE (2006) “A intensidade da concorrência dentro de um setor será influenciada pelo que Michael Porter definiu como as cinco forças competitivas. Essas forças influenciam, positiva ou negativamente, o grau de atratividade de um determinado seguimento.”.
Como a BrazilShoes exportar seus calçados, essa ferramenta é de suma importância na compreensão deste novo mercado. Visando desta maneira minimizar os riscos ao traçar as estratégias para obter uma fatia substancial deste mercado que justifique ou seja atrativo a participação.
As forças analisadas por essa ferramenta são:
Ameaça de novos entrantes
O poder de negociação dos compradores
O poder de negociação dos fornecedores
Ameaças de produtos substitutos
Rivalidade entre concorrentes existentes
I. Ameaça de novos entrantes:
Alguns mercados são mais atrativos que outros, o que aumenta as chances do surgimento de novos competidores buscando tomar fatias de mercado das empresas já estabelecidas, assim como seus lucros.
Segundo HITT, IRELAND e HOSKISSON (2008) os novos entrantes representam um risco em potencial, pois trazem aumento de capacidade produtiva ao mercado, ou seja, maior oferta de produtos ao consumidor e caso o consumo não aumente as empresas diminuirão seus lucros.