ANALISE CRITICA E CRIATIVA
BRUNA ARAUJO
DANIELLE SOPPA
ANÁLISE CRÍTICA E ANÁLISE CRIATIVA
Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina de Comunicação e Cultura, oferecida aos estudantes do 3º Período de Relações Públicas da UniBrasil – Faculdades Integradas do Brasil.
Orientadora: Profª. Taiana Bubniak.
Curitiba
2014
ANÁLISE CRÍTICA – FILME NOÉ
Uma análise crítica é a mera opinião de um espectador sobre a qualidade de determinada obra. O que torna esta leitura valiosa é justamente apresentar a opinião de alguém que estará analisando o original a procura de falhas, examinando detalhes que passariam despercebidos a um espectador desatento.
Do diretor Darren Aronofsky, o filme Noé (nome original Noah), lançado em abril de 2014, tem tomado conta das críticas de cinema mais recentes. Com enredo adaptado da história do personagem Noé, retratado na Bíblia e em outros livros sagrados, o filme deu o que falar.
Com efeitos especiais, inclusão de elementos extra bíblicos e abordagem nova de algumas partes da história, o longa recebeu grandes críticas negativas, inclusive no Jornal do Vaticano e outros veículos cristãos de grande circulação, além de ter sua exibição proibida em países como Catar, Indonésia, Malásia e Emirados Árabes.
Quando considerado como ficção “fantasiosa”, o filme cumpre seu papel de forma eficaz. O elenco de peso, que conta com nomes conhecidos como Russell Crowe, Jennifer Connelly, Emma Watson e Douglas Booth e elementos gráficos bem elaborados, é um filme de encher os olhos. Porém, seu tema é arriscado e aí encontramos erros na hora da produção e divulgação do trabalho.
Adaptações relacionadas a histórias bíblicas são sempre investimentos de risco. Os cristãos são exigentes no que diz respeito a sua fé e, ao se sentirem denegridos ou ofendidos, não pensam duas vezes antes de expressarem sua opinião. Sendo assim, o ideal é que o público atraído fosse mais eclético e fãs de ficção.
O primeiro erro veio na criação da sinopse e sua