Cinco Elementos
Madeira
Fogo
Terra
Metal
Água
Cor
verde vermelho amarelo branco Azul/preto
Som
Grito
Riso
Canto
Choro
Gemido
Emoção
Raiva
Alegria
Compaixão/ preocupação
Mágoa
Medo
Odor
Rançoso (mofado)
Queimado
Aromático
Podre (estragado)
Pútrido (fétido)
Cor
Quando um elemento está equilibrado, a face não manifesta a cor do elemento. Quando uma cor está aparente, o elemento é associado encontra-se desequilibrado. A cor ressonante com o elemento surge na face, ao lado ou abaixo dos olhos, na linha do sorriso ou ao redor da boca. Ao contrário da emoção ou do som da voz, a cor é relativamente constante.
A cor pode mudar com o tempo, por exemplo, à medida que Oe equilíbrio de um elemento melhora. Também pode mudar muito rápido depois de um choque, durante uma doença aguda ou quando uma emoção é sentida de maneira intensa. De um modo geral, entretanto, a cor é a mais constante das quatro ressonâncias principais.
Som
A voz de uma pessoa normalmente manifesta tons diferentes e apropriados. Os tons diferentes da voz ocorrem porque a pessoa tem uma variedade de emoções. Quando a emoção é sentida, o qi se move e isso afeta o tom da voz. Por exemplo, uma pessoa grita porque a raiva faz o qi ascender e isso promove uma força extra a voz.
Odor
O ideal é que os pacientes não possuam um odor em particular. Quando têm, o elemento ressonante com o odor está desequilibrado. O odor é menos constante que a cor, porém mais constante que o som. Os odores podem mudar durante um tratamento, tornando-se menos ou mais intensos. São também mais frágeis do que a cor.
Emoção
Uma emoção expressa de maneira apropriada se encaixa no contexto que é expressa. Durante a integração entre o profissional e o paciente, o “contexto” surge em especial do conteúdo da conversação. O profissional deve decidir qual das cinco emoções é menos apropriada. À semelhança do tom da voz, a pertinência da emoção é medida avaliando se a emoção é apropriada ao