Cinco dificuldades de escrever sobre a verdade
-Destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do séc XX.
-Final dos anos 1920, torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizacoes da Republica Weimar, desenvolvendo o seu teatro epico.
-Seu trabalho como artista concentrou-se na critica artistica ao desenvolvimento das relacoes humanas no sistema capitalista.
-Mudou completamente a funcao e o sentido social do teatro, usando-o como arma de consciencializacao e politizacao.
-Quando Hitler chega ao poder na Alemanha, o nome do dramaturgo alemão estava entre os cinco mais procurados pelo regime nazista. Dizer a verdade naquele período era algo extremamente perigoso. Exilado, sistematicamente perseguido, foi arrancado de sua terra e de seu povo.
A partir de sua luta contra a censura, a ignorância e o preconceito, Brecht nos lega esse texto, uma espécie de manual de sobrevivência em uma Era Científica. Nele, estão relacionadas e analisadas as cinco mais importantes dificuldades para se escrever, ou se comunicar, a verdade.
-Cinco dificuldades de Escrever sobre a Verdade foi elaborado na mesma época em que Brecht escreveu uma de suas peças mais conhecidas, A Vida de Galileu. Não por acaso, essa peça relata a vida do famoso astrônomo Galileu Galilei, condenado pela Inquisição por defender que a Terra não era o centro do universo.
-O texto é rico e poético, pois como o próprio diz, os versos ateus de Epicuro são mais perigosos porque são belos.
“Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.”
Epicuro