Aquíero guarani

689 palavras 3 páginas
Introdução Neste trabalho da disciplina de Geografia, da professora Rose..., apresentaremos o Aquífero Guarani, o qual mais de 70% de água doce está presente no Brasil, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas ele também abrange os seguintes países da America Latina: Argentina, Paraguai e Uruguai.
O Aquífero Guarani foi constituído nos Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo Inferior (entre 200 e 132 milhões de anos) e até hoje é conservado se renovando principalmente através de chuvas, abastecendo a população para o desenvolvimento das atividades econômicas e de lazer. Contudo, ele, como muitas fontes naturais está sendo poluído, atitude qual as nações a qual ele pertence planejam projetos, como citaremos no trabalho a seguir.

AQUÍFERO GUARANI
O Aquífero é um grande reservatório de águas subterrâneas localizadas a centenas de metros de profundidade. Pesquisas indicam que o território brasileiro abriga 27 aquíferos, sendo que o maior em extensão e em volume de água é o Aquífero Guarani (que foi nomeado em homenagem à tribo Guarani).
Com cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o Aquífero Guarani está presente em quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Aproximadamente 70% desse reservatório de água está localizado no Brasil, espalhado pelo subsolo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A estrutura geológica da região que abrange o Aquífero Guarani é responsável pelo armazenamento de água no subsolo. Essa área é formada por rochas sedimentares, muita areia e pouca argila, características que facilitam a absorção das águas das chuvas, que, após absorvidas, ficam confinadas em rochas impermeáveis a centenas de metros de profundidade.
Ele é formado por derrames de basalto ocorridos nos Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo Inferior (entre 200 e 132

Relacionados