Cimentos E Suas Carater Sticas
História
Já na antiguidade usou os fenícios, gregos e vermelhidão uma argamassa de fixação hidraulicamente. Eles queimaram cal e muitas vezes ele cambaleou com a poeira pozolana ou tijolo. Juntamente com agregados adequados originados "Opus Caementitium", o concreto romano. Ele é considerado o precursor nosso concreto presente e cimentar o seu nome era.
Não foi até 1200, o efeito benéfico foi hidráu- na Holanda (por exemplo, trass pó) para hidráulico redescoberto. 1756 observou o inglês J. Smeaton de ligantes que foram gravados calcário marly, propriedades hidráulicas, ou seja, o endurecimento e resistência também sob a água. O inglês J. Aspdin conduziu em 1824 uma multa de preparação o calcário e argila crua e produzida por queimador NEN a temperaturas inferiores à de sinterização (incipiente Derreta comparável um hoje de cimento em cerca de 1450 ° C) descobre produto.
Experiência brasileira
No Brasil, estudos para aplicar os conhecimentos relativos à fabricação do cimento Portland ocorreram aparentemente em 1888, quando o comendador Antônio Proost Rodovalho empenhou-se em instalar uma fábrica na fazenda Santo Antônio, de sua propriedade, situada em Sorocaba-SP. Várias iniciativas esporádicas de fabricação de cimento foram desenvolvidas nessa época. Assim, chegou a funcionar durante apenas três meses, em 1892, uma pequena instalação produtora na ilha de Tiriri, na Paraíba, cuja construção data de 1890, por iniciativa do engenheiro Louis Felipe Alves da Nóbrega, que estudara na França e chegara ao Brasil com novas ideias, tendo inclusive o projeto da fábrica pronto e publicado em livro de sua autoria. Atribui-se o fracasso do empreendimento não à qualidade do produto, mas à distância dos centros consumidores e à pequena escala de produção, que não conseguia competitividade com os cimentos importados da época.
O cimento é um inorgânico, finamente moído, hidráulica ligante para argamassas e concretos de agir. Com a adição de