Cimento
INTRODUÇÃO
Em toda sua história,o ser humano está intimamente ligado com as transformações do meio em que vive,refletindo-se principalmente na construção de edificações,seja para defesa,moradia ou adorações .Entretanto,a pouca segurança e durabilidade para as edificações que os meios existentes propiciavam conduziu o homem à experimentação de diversos materiais aglomerantes que pudessem atender a tais finalidades.Com a descoberta do cimento ,possibilitou-se então fazer construções antes impossíveis,tornando-se um dos materiais mais utilizados na construção civil por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção.
ORIGEM
A palavra cimento vem do latim caementum, usada pelos romanos que utilizavam, junto com os gregos, solos vulcânicos que endureciam depois de misturados com água. Porém ,anteriormente, no Egito antigo,os egípcios utilizavam gesso calcinado para suas construções.
Em 1756, O engenheiro John Smeaton, procurava um aglomerante que endurecesse em presença de água, de modo a facilitar o trabalho de reconstrução do farol de Eddystone, na Inglaterra. Em suas tentativas, verificou que uma mistura calcinada de calcário e argila tornava-se, depois de seca, tão resistente quanto as pedras utilizadas nas construções.
Em 1824, Joseph Aspdin, patenteou a descoberta, batizando-a de cimento Portland, numa referência à Portlandstone, tipo de pedra arenosa muito usada em construções na região de Portland, Inglaterra. No processo de produção,o calcário era moído com argila em meio úmido, até transformar-se em pó impalpável. A água era evaporada pela exposição ao sol ou por irradiação de calor através de cano com vapor e os blocos da mistura seca eram calcinados em fornos e depois moídos.
Aquele produto, no entanto, exceto pelos princípios básicos, estava longe do cimento Portland que atualmente se conhece, resultante de