cimento
Vive-se uma época de contínuas e constantes mudanças. Os objetivos organizacionais mudam a uma velocidade fora do comum; as metas cobradas pelas empresas aumentam muito mais do que o avanço tecnológico pode contribuir, gerando uma grande dúvida de como conseguir manter-se competitivo no ambiente empresarial. Daí impõe-se reconhecer a captação e seleção de pessoas como ferramenta fundamental e parte integrante da estratégia organizacional. Precisa-se passar por mudanças e renovação – impostas pelo mercado – as empresas deverão buscar e atrair pessoas com tal capacidade.
A competição é um fator presente nas empresas, constatação essa refletida na procura por profissionais que agreguem valor em condições de serem diferenciais de qualidade dentro das organizações. Já que as pessoas constituem o mais importante ativo de toda e qualquer empresa, nada mais natural que sejam captadas e selecionadas de maneira cada vez mais profissional. RECRUTAMENTO (CAPTAÇÃO)
Recrutamento é a fase inicial para o preenchimento de uma vaga em aberto numa determinada organização. Lodi (1967) define recrutamento como “um processo de procurar empregados”. O processo de recrutamento é diretamente influenciado pelo mercado de trabalho. Em períodos de crise econômica e recessão, o mercado de trabalho recebe uma mão-de-obra cada vez maior. Já em períodos de desenvolvimento econômico, a disputa por mão-de-obra, torna-se crescente.
FONTES DE CAPTAÇÃO (RECRUTAMENTO)
- Consulta ao cadastro de candidatos existentes na própria organização;
- Divulgação em Faculdades, Universidades e escolas específicas;
- Anunciar na própria empresa em locais visíveis;
- Intercâmbio entre organizações;
- Sites especializados;
- Empresas de outplament;
- Anúncios em televisão, revistas, jornais e rádio;
-