Cimento
O cimento (derivada do latim cæmentu) é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicador econômico. Sua composição varia entre a mistura de sílicas, escórias siderúrgicas, Calcário, etc.
Produção – Cimento para uso Tradicional
Misturas de cimento são compostas por cimento, cal e areia, adicionando-se água.Cimento deve ser misturado em um carrinho de mão ou em uma superfície sólida e seca como concreto. Uma mistura deve ser utilizada em até 30 ou 40 minutos, se não, ela começará a secar.
Aglomerante
Na fundição o cimento funciona como aglomerante. Um aglomeranteé um material que tem a finalidade a aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando desta forma a resistência do material resultante. Um aglomerante, em contato com água forma uma pasta, a qual é moldável e maleável, permitindo o fácil manuseamento do material. Ao juntar areia a essa pasta forma-se uma argamassa que depois de fazer presa se torna rígida e resistente.O cimento Portland é um aglomerante hidráulico:são materiais pulverulentos (pó fino) que, misturados com água, formam uma pasta capaz de endurecer por secagem natural, ou seja, provocam reação química que libera calor. Estes resistem satisfatoriamente à ação dissolvente da água.
Fundição em Moldes de Cimento
Uma mistura de areia contendo de 8 a 12 por cento de cimento e 4 a 6 por cento de água é usada. Ao fazer o molde, a mistura deve endurecer primeiro antes que o modelo seja retirado. O molde obtido fica curando por aproximadamente 3 a 5 dias. Peças grandes com formas complicadas, dimensões precisas, e superfícies lisas normalmente são produzidas neste modo. A única desvantagem é que o processo requer longo tempo