cimento
O concreto de alto desempenho (CAD) caracteriza-se por apresentar maiores resistências mecânicas, ser mais durável com relação aos ataques de agentes agressivos do ambiente e é mais trabalhável em obra do que o concreto convencional. Apresenta ainda menores despesas com manutenção e reparos.
Com os avanços na tecnologia do concreto nas últimas décadas, o conceito de concreto de alta resistência foi se alternando. Lentamente, o concreto de alta resistência foi introduzido no mercado dos edifícios de grande altura em Chicago nos anos 60 e início dos anos 70, e a partir daí passou a ser utilizado em várias partes do mundo e veio, cada vez mais, a ser chamado de concreto de alto desempenho.
2 – Quais os materiais que compõem o CAD? O Que difere dos materiais constituintes do CAD para o Concreto Convencional? Fale sobre cada material constituinte do CAD.
Água de Amassamento
A água ocupa um papel secundário em termos de componentes do concreto. A dosagem de água dos concretos depende de muitos fatores tais como, o tamanho, a forma, a absorção e a densidade dos agregados, a natureza e a dosagem de cimento e a temperatura e trabalhabilidade do concreto.
Cimento
A escolha do cimento é de fundamental importância para a confecção do CAD, uma vez que o cimento influencia na resistência da pasta e na intensidade da aderência agregado-pasta. A princípio, qualquer tipo de cimento pode ser utilizado para a obtenção de CAD.
Entretanto, o ACI 363R-92 (2001) coloca que o melhor cimento é aquele que apresenta menor variabilidade em termos de resistência à compressão.
Agregados
Em geral, a resistência dos agregados deverá ser mais elevada do que a classe de resistência do concreto que se pretende obter, para que a tensão nominal de compressão aplicada no concreto não exceda a tensão real nos pontos de contato das partículas individuais do agregado na massa de concreto. Agregado Miúdo: