Cimento
O nome Portland foi dado pelo químico britânico Joseph Aspdin, em homenagem à ilha britânica de Portland. Ele queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu então que obtinha uma mistura que, após seca, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções, e a mistura não se dissolvia em água.
Definição de Cimento Portiland
O cimento Portland é definido como um material pulverolento, aglomerante hidráulico, composto por silicatos de cálcio e aluminatos de cálcio que em contato com a água hidrata-se e depois de endurecido não se decompões mais, mesmo co m nova presença de água. O cimento Portland é um Aglomerante Hidráulico, obtido pela moagem do clínquer Portland, recebendo a adição de uma ou mais formas de sulfato de cálcio.
Definição de Clinquer e Aglomerante Hidráulico O Clínquer é um material resultante da calcinação (é o nome dado a reação química de decomposição térmica) até a fusão incipiente da mistura preparada com cálcio e argila.
Aglomerante Hidráulico é aquele ligante que tem característica de endurecer ao reagir apenas com água .
PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Extração da matéria prima
Britagem
Pré-homogenização e Dosagem
Moagem do Cru
Homogenização
Pré-Aquecimento
Cozedura
Resfriamento
Moagem e Adições
Embalagem e Expedição
COMPOSIÇÃO DO CIMENTO PORTLAND
É composto de clínquer e de adições que distinguem os diversos tipos existentes, conferindo diferentes propriedades mecânicas e químicas a cada um. As adições também são ou não utilizadas em função de suas distribuições geográficas.
Propriedades do Cimento Portland
Pega: período de fenômenos químicos, em que ocorrem desprendimento de calor e reações (endurecimento);
Endurecimento: período de fenômenos físicos entrelaçamento