Cimento
CIMENTO
O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra.
As adições ao cimento melhoram certas características do concreto e preservam o ambiente ao aproveitar resíduos e diminuir a extração de matéria-prima.
Tipos de cimento:
O cimento portland é uma das substâncias mais consumidas pelo homem e isso se deve a características que lhe são peculiares, como trabalhabilidade e moldabilidade (estado fresco), e alta durabilidade e resistência a cargas e ao fogo (estado duro). Insubstituível em obras civis, o cimento pode ser empregado tanto em peças de mobiliário urbano como em grandes barragens, em estradas ou edificações, em pontes, tubos de concreto ou telhados. Pode até ser matéria-prima para a arte.
Cada um com uma característica: Cimento Portland Comum, Cimento Portland Composto, Cimento Portland de Alto-forno, Cimento Portland Pozolânico, Cimento Portland de Alta Resistência, Cimento Portland Resistente a Sulfatos, Cimento Portland Branco,
Cada região do Brasil encontra-se um tipo de cimento com mais disponibilidade que outro, dependendo da quantidade de matéria-prima do aditivo disponível.
A fabricação do cimento Portland basea-se em três etapas fundamentais:
Moagem e mistura da matéria-prima (90% calcário e 10% argila)
Produção do clínquer (forno rotativo a 1450ºC + arrefecimento rápido)
Moagem do clínquer, mistura com gesso e aditivos (pozolana, escória)
Os cimentos não são todos iguais. Existem vários tipos de cimentos