Cimento portland
O cimento Portland está dividido em cinco tipos, segundo sua composição. Outras características relevantes são as exigências químicas, físicas e mecânicas a que cada um deve atender. Essas características devem ser consideradas de acordo com o emprego do cimento.
O cimento Portland pode ser encontrado ensacado, em embalagens de 50 kg, ou a granel, em toneladas. As embalagens devem trazer impressas as seguintes informações: o tipo de cimento, o fabricante ou marca, o número da norma técnica correspondente, a massa do saco e da data do ensacamento.
Deve ser exigido que o fabricante tenha seu produto certificado segundo a norma técnica brasileira correspondente ao produto ou tenha o selo da ABCP (associação brasileira de cimento portland).
Manuseio e armazenamento – o cimento ensacado deve ser armazenado em local fechado, protegido da umidade, sobre estrado ou assoalho de madeira. Os sacos das pilhas não devem ter contato com as paredes do depósito, e recomenda-se que fiquem pelo menos 20cm distantes das paredes.
O empilhamento máximo é de 10 sacos, sendo permitido até 15 por um período não superior a 15 dias. Deve-se organizar o depósito para que o cmento mais antigo seja utilizado antes do mais novo. Durante o manuseio, cuidar para que os sacos não sejam molhados, nem expostos a umidade, nem rasgados. Evitar pancadas, quedas e choques dos sacos com qualquer objeto.
Cimento Portland (livro materiais de contrução vol.1 , L.A falcão Bauer, 5 edição , rio de janeiro, editora ltc)
Definição: cimento Portland é o produto obtido pela pulverização de clinker constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com uma certa proporção de sulfato de cálcio, contendo, eventualmente, adições de certas substancias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego. O clinker é um produto de natureza granulosa,