Cimento Portland
Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Graças a essas características, o cimento é o segundo material mais consumido pela humanidade, superado apenas pela água.
No Brasil, as primeiras iniciativas para a fabricação de cimento ocorreram no final do século XIX. O ano de 1926 foi um marco para a indústria do cimento no Brasil, com a inauguração da fábrica Companhia Brasileira de Cimento Portland, em Perus. A partir daí o cimento começou a ser produzido no Brasil em escala industrial. Em 1933 a produção nacional começava a ultrapassar as importações.
A partir de 2004, com o marco regulatório da construção civil com o incentivo à construção imobiliária a atividade da construção civil apresentou um forte crescimento e consequentemente a indústria de cimento, hoje o país conta com 87 plantas industriais cimenteiras, controladas por 17 grupos industriais. Essas plantas têm capacidade instalada de 86 milhões de toneladas/ano e produziram 70 milhões de toneladas em 2013, fazendo do Brasil o sexto maior produtor e quarto maior consumidor de cimento do mundo.
O Mato Grosso conta com duas fábricas de cimento em seu território, ambas do grupo Votorantim. Atualmente o estado é o segundo maior produtor da Região Centro-Oeste, e o 14º maior produtor do Brasil, porem já há projetos para se instalar duas novas fábricas no estado, devido as suas