Cimento Portland e seus usos
1) A) Um dos modos de degradação do cimento são em ambientes agressivos fisicamente, como uma barragem, onde grandes forças atuam no concreto, fazendo com que ele possa ruir. Outro meio é a reação do concreto em ambiente com presença de sal, que em contato, ataca o cimento hidratado, produzindo o sulfoaluminato com grande aumento de volume.
B) No primeiro caso, usando um cimento com a adição de pozolana, que é o caso do CPIV, o concreto apresentará a longo prazo uma resistência muito maior que os outros tipos de cimento, sendo uma boa opção para um lugar de grande circulação de água e hostil como uma barragem. No segundo caso, onde sais entram em contado com o concreto,o CPII-Z, com adição de pozolana, apresenta grande resistência a água, inclusive marítima, podendo ser usada em ambientes com água salgada.
2) A) CPII E-40: Cimento Portland tipo 2 composto com adição de escória de classe de resistência 40. CPIII-40: Cimento Portland de alto forno de classe de resistência 40. A diferença dos dois é a quantidade de escória utilizada no tipo 3 que é bem maior.
B) Uma desvantagem é que a resistência inicial do cimento adquirido é bem menor se comparada com o CPII E-40. E uma vantagem é que temos uma possibilidade de resistência muito maior no final da cura.
3) A) O conceito de pega está associado a perda de fluidez da pasta.
B)Para um aglomerante hidráulico como o cimento o inicio da pega se dá quando começa a solidificação da pasta, quando esta começa a apresentar uma liga diferente da inicial e o fim da pega é estabelecido quando é impossível remoldar a pasta. Neste período é determinado o fim da pega.
C) O conhecimento do fenômeno da pega é importante para estabelecer os processos e determinar o tempo de utilização por exemplo do concreto. Sabendo o tempo de início até o fim podemos ter noção do espaço de tempo da produção da pasta até sua aplicação.
4) Umas das adições é a escória de alto forno, que é um