Material de construção
CIMENTO
Eng. Marcelo Cândido
Um sistema heterogêneo de agregados minerais inorgânicos, sólidos, discretos, graduados em tamanho, usualmente plutônicos
(feldspatho-silícios ou ferro-magnesianos) ou sedimentares – de origem calcárea, envoltos numa matriz composta de silicatos alcalinos e alcalóides poli-básicos sintetizados mantidos em solução aquosa e dispersão coprecipitada com outros óxidos anfóteros. Esta matriz sendo originalmente capaz de progressiva dissolução, hidratação, reprecipitação, gelatinização e solidificação através de uma série contínua e coexistente de estados cristalinos, amorfos, coloidais e cripto-cristalinos e por último submetida a alteração termo-alotriomórfica. O sistema quando inicialmente conformado é transientemente plástico, estágio durante o qual é conformado num molde predeterminado no qual é finalmente consolidado, provendo assim um material de construção simples que é relativamente impermeável e que possui capacidade de transmitir esforços de compressão, tração e cisalhamento.
mcandido11@hotmail.com
CIMENTO PORTLAND
Curiosidade
CIMENTO PORTLAND
Definição
Segundo Neville, o Cimento é um material com características ligantes, adesivas e coesivas capaz de unir fragmentos de minerais entre si, formando um todo compacto. O Cimento Portland é um aglomerante hidráulico utilizado na construção civil.
O cimento é o segundo produto mais utilizado pelo homem, sendo superado apenas pela água.
CIMENTO PORTLAND
Definição
Obtido pela moagem do clínquer, ao qual se adiciona durante a operação uma certa quantidade de sulfato de cálcio (Gipsita).
Pode haver também a adição de outros minerais como pozolanas, escória de alto forno e materiais carbonáticos devido aos efeitos positivos que são obtidos.
1
CIMENTO PORTLAND
Histórico
O emprego do cimento é bem antigo. Os próprios gregos e romanos utilizavam calcário calcinado e
posteriormente