MATERIAIS DE CONSTRU O
HISTÓRIA SOBRE O CIMENTO PORTLAND
Fábio Correia da Silva RA: 201301834025
RESUMO
O cimento portland é o material de construção de mais extenso uso no mundo. Apesar de sua invenção ter ocorrido há mais de um século e, em nosso País, sua efetiva produção ter-se iniciado há cerca de 75 anos, muitos são os que fazem uso dele sem conhecê-lo com maior rigor.
Assim sendo, este Boletim foi preparado em uma linguagem acessível para que todos aqueles que utilizem o cimento portland possam adquirir um conhecimento mais amplo desse produto quanto ao seu histórico, matérias primas, produção, controle de qualidade, tipos disponíveis, principais aplicações e cuidados na estocagem.
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO: DEFINIÇÃO, UTILIDADE E HSTÓRICO.
2. COMPOSIÇÃO DO CIMENTO PORTLAND (MATÉRIAS-PRIMAS).
3. ADIÇÕES .
4. NORMAS TÉCNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE DO CIMENTO PORTLAND.
5. PRINCIPAIS TIPOS DE CIMENTO PORTLAND.
1 – DEFINIÇÃO, UTILIDADE E HSTÓRICO.
O Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento.
O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais. O cimento portland, misturado com água e outros materiais deconstrução, tais como a areia, a pedra britada, o pó-de-pedra, a cal e outros,resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens dentre outros. As características e propriedades desses concretos e argamassas vão depender da qualidade e proporções dos materiais com que são compostos.
Dentre eles, entretanto, o cimento é o mais ativo, do ponto de vista químico.
Pode-se dizer que o cimento é o principal responsável pela transformação da mistura dos materiais componentes dos