modelo para planejamento
Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância
GRUPO: 23
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Sena Madureira
2014
Na perspectiva dos cursos de Educação on-line, é sabido que esse objeto de pesquisa encontra no Empirismo, no Inatismo e na Dialética as bases epistemológicas que mais influenciam o pensamento e a prática pedagógica em diversos contextos na modernidade, sobretudo, no ensino a distância (PRETI, 2002).
Para Preti (2002) o Empirismo no Ensino a Distância se mostra na organização do trabalho pedagógico que é definida e controlada de cima para baixo: a instituição (Ministério da Educação e/ou secretarias de educação ou cursos particulares) decide o que fazer e como. Esse "modelo" organizacional é reproduzido pelas pessoas responsáveis pela produção do curso e principalmente pelo professor. Exemplo: cursos "e-learning", em cursos "mediados eletronicamente".
Em relação ao Inatismo no Ensino a Distância, Preti (2002) critica que desenvolveu-se uma espécie de mito na "independência intelectual" do estudante, em sua capacidade auto-didática, em saber estudar sozinho não necessitando da presença de outrem. Divulga-se a crença de “quanto menos o cursista recorrer ao auxílio do professor ou do tutor, melhor”. Isso significaria que o curso foi bem planejado e que o estudante confia em si mesmo, em suas capacidades. Por isso, a troca, o diálogo com o outro, o sentido de cooperação e construção coletiva não são estimulados. O individualismo do aluno é premiado com notas e conceitos altos.
E por último, segundo esse mesmo autor, a Dialética no Ensino a Distância demonstra que o professor - profissional dos profissionais, o especialista da aprendizagem – procura: - garantir a evolução adequada da aprendizagem do aluno, propor modos de sustentar processos precários de aprendizagem; -praticar, com cada aluno, na