cimento na construção civil
CÂMPUS NATAL CENTRAL
DIRETORIA ACADEICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL – DIACON
CURSO SUPERIOR DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
Aline Santana Franco de Siqueira1
Klécio Arthur Moura2
Matheus do Nascimento3
O CIMENTO
NATAL – RN
2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN
CÂMPUS NATAL CENTRAL
DIRETORIA ACADEICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL – DIACON
CURSO SUPERIOR DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
ALINE SANTANA FRANCO DE SIQUEIRA
KLÉCIO ARTHUR MOURA
MATHEUS DO NASCIMENTO
O CIMENTO
Trabalho apresentado à disciplina química dos materiais, ministrada pelo professor Nelson Rodrigues como pré-requisito da avaliação bimestral para 2013.2.1
NATAL – RN
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
O cimento é um dos materiais mais antigos utilizados pelo homem. Uma das mais antigas evidências de seu uso aparece nas pirâmides do Antigo Egito, há cerca de 4.500 anos, onde se utilizava uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado. Já os gregos e romanos empregaram uma mistura de solos de origem vulcânica, que possuíam propriedades de endurecimento sob a ação da água.
Entretanto o cimento sob a forma a qual conhecemos tem cerca de 200 anos, quando em 1824 Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino, conforme outros haviam feito anteriormente, a diferença foi a temperatura, mais elevada, empregada na calcinação o que conferiu melhor qualidade ao cimento.
Após secar a mistura obtida tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções e não se dissolvia em água. Assim, Aspdin, patenteou-a no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que o recebeu por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
No Brasil, estudos