Cimento e construção civil
O cimento é o componente básico do concreto, presente nas mais diversas moradias da Construção Civil, das mais simples às mais sofisticadas, e em qualquer outro tipo de construção, em todo o seu processo de acabamento. Trata-se de um produto homogêneo, com uma variedade de tipos e um processo de fabricação praticamente universal.
O cimento é composto de um material denominado “clínquer”. Este é formado por substâncias com aspecto de ligante hidráulico, o que garante a grande resistência e solidez do cimento pós-hidratação.
Entre essas substâncias que compõem o clínquer, determinante para o cimento a ser produzido, tem-se, em maiores proporções, o silicato tricálcico e silicato dicálcico, seguido de proporções menores de aluminato tricálcico e ferroaluminato tetracálcico.
Processo de Fabricação
A fabricação de cimento pode ser feita por meio de duas vias para a homogeneização do produto: a úmida e a seca. Por meio da via úmida, o produto é homogeneizado dentro da água, após ser moído, enquanto que, por meio da via seca, esse processo ocorre a seco.
A produção do cimento segue as seguintes etapas:
1) Extração
É feito a extração de suas matérias primas (o calcário e a argila) através das pedreiras. Esse processo se dá geralmente a céu aberto, por meio de processos mecânicos (com uso de tratores, machados, entre outros) ou com uso de explosivos (o que exige uma série de cuidados especiais).
2) Britagem
É o processo de granulometria, feito de forma adequada para diminuir a o volume do que fora extraído.
3) Pré-homogeneização e Dosagem
Após o material ser britado, este é armazenado em locais apropriados para um processo de pré-homogeneização, onde o calcário e argila são armazenados separadamente. Depois, o que foi armazenado, de acordo com sua qualidade, passa por um processo de dosagem para obtenção de um produto final (clínquer).
4) Moagem
Depois que as matérias-primas são separadas em proporções definidas, elas são levadas a