Apostila materiais de construção civil ( cimento, agregados, aditivos, aglomerantes, produção de concreto, dosagem de concreto, etc)
Capitulo 1
Introdução aos Estudos do Concreto
1.1. Princípio do Concreto
A pedra foi o primeiro material utilizado pelo homem para fins estruturais. As principais limitações eram: - dificuldade de corte; - dificuldade de locomoção; - dificuldade de assentamento; - baixa resistência à tração.
Por isso os gregos tentaram reduzir vãos utilizando colunatas. A adoção dos arcos foi recurso dos romanos. O cimento dos romanos (cinza vulcânica + cal) permitia a moldagem e soldagem de peças formando blocos maiores de pedra. Posteriormente, tentou-se armar as pedras nas regiões de tração. Finalmente, com o surgimento do cimento portland, se tornou possível o concreto, um material pétreo moldável e que permite a inclusão de barras de aço para absorção de esforços de tração. A partir da década de 20, foi possível utilizar o concreto em grandes estruturas com segurança e economia. As principais informações necessárias ao conhecimento do concreto são: - resistência; - durabilidade; - deformação.
2. Constituição do Concreto:
O concreto é constituído por uma mistura de água, cimento e agregados inertes. A água e cimento formam a pasta, cuja função é aderir às partículas de agregados. Temos então, um material monolítico com característica de pedra. Dentre vários fatores a resistência do concreto depende principalmente de três:
- resistência do agregado; - resistência da pasta; - resistência da ligação agregado - pasta.
A armadura complementa o concreto formando o conjunto resistente aos diferentes esforços que surgem numa estrutura.
1.3. Usos Típicos e Vantagens do Concreto
Praticamente o concreto armado pode ser adotado em todos os tipos de obras. As limitações continuam no que se refere a altíssimas resistências. Com o surgimento e desenvolvimento do concreto protendido as soluções se tornaram mais arrojadas e econômicas. O concreto apresenta as seguintes vantagens: