Cif Trabalhos Feitos
Ao analisarmos os domínios de saúde, funcionalidade e incapacidade descritos pela CIF, devemos relacionar os fatores ambientais com o contexto descrito por cada individuo. A CIF define fatores ambientais como “um ambiente físico, social e de atitudes, em que as pessoas vivem e conduzem sua vida”. Os fatores ambientais devem ser codificados, conforme a situação se tornando facilitadores ou barreiras, sendo nomeado como primeiro qualificador e segundo qualificador que está em preparação.
O primeiro qualificador indica até que ponto ou medida um fator é facilitador ou barreira. Exemplo de facilitador, rampas sem piso antiderrapante para utilizador de cadeira de rodas, mas como barreira para um deficiente visual, no caso de facilitador o codificador verifica a disponibilidade de recursos, se o acesso ao recurso é garantido ou variável se é de boa qualidade ou não. Já no caso de barreiras, compreendemos que será o fator que dificulta o individuo ao acesso, podendo ser tanto pela presença ou pela ausência. Para um melhor ambiente físico devem ser utilizados alguns produtos e tecnologias que se tornem facilitadores para este individuo, segundo a ISSO 9999 são definidos como “qualquer produto, instrumento, equipamento ou tecnologia adaptado ou especialmente concebido para melhorar a funcionalidade de uma pessoa com incapacidade”(por exemplo, próteses e órteses, adaptações em instrumentos utilizados nas AVDS e AIVDS).
Dentro dos fatores ambientais trata-se também do ambiente natural e mudanças ambientais feitas pelo homem que se refere aos elementos animados e inanimados do ambiente natural ou físico, e dos componentes que foram modificados pelo homem sendo alguns deles a geografia física, população, flora e fauna, plantas, animais, clima, temperatura, fenômenos naturais, luz, som, entre outros.
Pensando também no apoio e relacionamento voltados ao ambiente social como um dos fatores ambientais, as relações pessoais são de extrema importância ao