RESUMO TEXTO DEYSE
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
DOCENTE: DAYSE MÁRIS
DISCENTES: ANA CARLA SANTOS FABIANA MARIA DE JESUS SANTOS GISELE DOS SANTOS ILDA PEREIRA ROSENEIDE LIMA CARVALHO SOLANGE APARECIDA
ESCRITA E PROGRESSÃO SEQUENCIAL
DOURADOS
NOVEMBRO 2014
Em relação à escrita percebemos a importância em seguir uma determinada sequência dentro do texto, onde precisamos recorrer a algumas estratégias que darão mais sentido ao nosso texto. Um dessas estratégias é a o ato de persuasão, que é bem demonstrado num trecho do texto a seguir.
Medo
Grades e cães guardam as casas porque o medo chegou. Coldres deformam os paletós porque o medo esta aí. A cidade incha, as favelas se despencam sobre vias expressas porque o medo e a fome chegaram sem pagar pedágio.
Os menores vagueiam, trombam, assaltam, porque o medo chegou. Os soldados são adestrados para a guerra contra o crime, perseguem, matam
Criminosos, suspeitos, desocupados, descarteirados, fugitivos da inanição.
Os soldados têm medo e os que correm têm medo. Homens e mulheres, brancos, negros e pardos com medo da tortura, da Casa da Detenção, com medo dos juros, do desemprego, do Serviço de Proteção ao Crédito.
Pais e mães com medo do tóxico, das madrugadas de espera na cidade selvagem. Os barracos com medo das casas grandes e dos carros de luxo.
Os jardins com medo dos barracos e dos que se empilham entre tábuas na noite inclemente de chuvarada e frio.
Percebemos aqui também a questão das repetições, os parafraseamentos, o paralelismo e os recursos fonológicos (segmentais e suprassegmentais). O Paralelismo também é uma progressão textual muito utilizada na produção de textos, onde há repetição da estrutura sintática do texto.
Era uma vez
Um rei leão que não era rei.
Um