ciencias
AGULHÃO BANDEIRA (Istiophorus albicans)
Características: peixe de escamas muito pequenas também conhecido como agulhão vela. Possui grande nadadeira dorsal em forma de vela de barco e o bico em forma de espada. A coloração do dorso é azul escuro, com os flancos e ventre prateados. Apresenta faixas verticais ou séries verticais de pintas claras no dorso e nos flancos. As nadadeiras são escuras. Alcança mais de 3 m de comprimento total e mais de 60 kg.
Habitat: pelágica, oceânica, podendo ser encontrada em águas costeiras, nos locais mais profundos.
Ocorrência: regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina).
Hábitos: solitários, mas formam cardumes durante a época reprodutiva. Para evitar predadores, costuma levantar a nadadeira dorsal.
Alimentação: peixes oceânicos, como dourados, atuns, peixe voador, e lulas, polvos e crustáceos.
Ameaças: pesca predatória e poluição.
BODIÃO PAPAGAIO (Bodianus rufus)
Características: a porção superior da cabeça, do corpo e a nadadeira dorsal são azuis se estiver próximo à superfície e vermelhas se estiver mais ao fundo. O resto do corpo possui coloração amarela. As nadadeiras dorsal, anal e pélvica possuem uma coloração mais puxada para o azul ou vermelho-amarelado na traseira.
Habitat: habitam recifes de corais ou rochas. Nectônicos costeiros de águas claras e relativamente rasas (raramente abaixo de 35 metros).
Ocorrência: do litoral norte ao sudeste do Brasil.
Hábitos: encontrados solitários ou em pequenos grupos nadando constantemente por entre as formações do fundo. Refugia-se em tocas onde possa principalmente dormir, o que costuma fazer em posições pouco convencionais, como por exemplo, de cabeça para baixo.
Alimentação: zoobentos, microcrustáceos, moluscos, camarão, carangueijos, paguros e outros crustáceos, equinodermos, pequenos peixes, pedaços de peixe, camarão. Os juvenis se alimentam de parasitas de peixes maiores.
Reprodução - são