ciencias
36
O LAZER NO BRASIL:
DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO À
GLOBALIZAÇÃO
THE LEISURE IN BRAZIL:
FROM THE NATIONAL-DESENVOLVIMENTISM TO
GLOBALIZATION
Dndo. Marco Antonio Bettine de Almeida
Dr. Gustavo Luis Gutierrez
Faculdade de Educação Física /UNICAMP
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as práticas e teorias de lazer em diferentes períodos históricos a partir da realidade política e econômica brasileira. O texto tem como objetivo apresentar a evolução das práticas de lazer no contexto nacional, como também os principais autores estrangeiros que influenciam a produção teórica local.
Para tal adotamos a seguinte periodização: nacional-desenvolvimentismo (1946-1964); período militar (1964-1985); redemocratização (1985-1990) e globalização (1990atualidade).
Palavras-Chave: Lazer; Sociologia; Historia.
Introdução
Este artigo procura apresentar um panorama geral a respeito da evolução das práticas de lazer e sua reflexão teórica na realidade política e econômica brasileira.
Tanto em função da complexidade do objeto lazer, como pela extensão e riqueza do período analisado, foi necessário priorizar os autores e as tendências mais relevantes, num processo de escolhas que nunca consegue ser totalmente isento de influências ideológicas e de convivência institucional. Mesmo assim, acreditamos que o texto atinge o objetivo de apresentar a evolução das práticas de lazer no contexto nacional, como também os principais autores estrangeiros que influenciam a produção teórica local.
Com o objetivo de mostrar da forma mais clara possível esta relação entre as práticas de lazer, a reflexão teórica no campo de pesquisa e a realidade política e econômica do
Brasil, adotamos uma periodização bastante comum: nacional desenvolvimentismo de
1946 até 1964; período militar de 1964 até 1982; redemocratização de 1982 até 1990 e globalização de 1990 até a atualidade. Como o foco do artigo está nas práticas de lazer e