ciencias
Disciplina: Fundamentos da Educação 4º período de C.Biológicas
Professor Altamir Fernandes
Aluna (o) Débora Luísa da Silva Ezequiel Antônio dos Reis
1 – De que forma o aparecimento da escrita, da moeda, da lei escrita e o nascimento da polis contribuem para a superação do mundo mítico? Que papel o filósofo desempenha nesse processo?
Até a criação da escrita, da moeda, da lei escrita e da pólis o saber e a prática da educação encontrava-se vinculados ás tradições religiosas recebidas dos ancestrais, já por volta do século VIII a.C o pensamento científico começa a se desligar de preocupações míticas e com isso o homem passa a ter uma nova visão do mundo e de si mesmo. Com isso surgem os primeiros filósofos, estes tem o papel de iniciar a problematização e discussão de uma realidade antes não questionada pelo mito.
2 – No trecho a seguir, identifique a principal característica da pedagogia agostiniana. No que diz respeito a todas as coisas que compreendemos, não consultamos a voz de quem fala, a qual soa por fora, mas a verdade que dentro de nós preside à própria mente, incitados talvez pelas palavras a consultá-la. Quem é consultado ensina verdadeiramente, e este é Cristo, que habita, como foi dito (nas Escrituras), no homem interior. (Santo Agostinho)
O cristão Agostinho diz que o homem receberia de Deus o conhecimento das verdades eternas, o que não significa desprezar o próprio intelecto, pois, como o sol, Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. O saber, portanto, não é transmitido pelo mestre ao aluno, já que a posse da verdade é uma experiência que não vem do exterior, mas de dentro de cada um. Toda educação é dessa forma, uma autoeducação, possibilitada pela iluminação divina. Segundo Agostinho, o conhecimento é a graça de Deus que se encontra no interior de cada ser humano que faz com esse conduza o homem até Deus.
3 - Com relação à educação grega,