ciencias
DISCIPLINA DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIENCIAS I
SEMESTRE: 2013/2 – BLOCO 1
Polo: PECON A
Turma :A
Grupo: ELISANGELA GERHARD, MARCIA DEVENSE BACH, NADIA BURILE, SCHANNA TEIXEIRA MENEGHETTI, SUELI MONTEIRO.
ANÁLISE DO TEXTO
A ciência é uma atividade humana, partindo de questões culturais, sociais, políticas, econômicas e tecnológicas do meio em que vivemos. A ciência é metódica e parte de uma construção sistematizada e comprovada para em beneficio a humanidade. No principio a ciência foi se desenvolvendo através observações da natureza e do próprio homem sem muitos recursos e sem tecnologias como hoje temos.
Ao passar dos séculos, a ciência foi se ampliando e se desenvolvendo em vários campos de pesquisas, utilizando não somente de fenômenos, observações e experimentações como era em seu principio, mas sendo testadas e comprovadas metodicamente em ambas as áreas do conhecimento. Os descobrimentos da ciência na antiguidade, dão suporte e embasamentos para o progressos do desenvolvimento da ciência de hoje juntamente com as tecnologias mais avançadas, para detrimento, conforto e bem estar do homem.
De acordo com as teorias de Lamarck em seus estudos, no século XV procurava entender como as espécies se adaptavam nos ambientes em que viviam, através de suas observações ele explicou tal fenômeno e defendeu duas leis fundamentais que trata do princípio evolutivo:
A lei do uso e desuso: A qual explicava que quanto mais um órgão era usado mais ele se desenvolveria. Já em relação ao desuso, quanto menos um órgão era utilizado mais ele se atrofiaria.
A lei da transmissão de carácteres adquiridos: Refere-se a ideia de que o órgão desenvolvido nas gerações anteriores passaria para as gerações futuras os órgão já desenvolvidos. Um exemplo citado no artigo desta atividade é sobre as aves pernaltas.
Com as leituras feitas do caderno pedagógico de ciências I e depois de muitas discussões, o grupo definiu que a