Ciencias
1. INVERTEBRADOS
O nome Invertebrado não se aplica em apenas um dos filos, mas a um conjunto deles. Todos os filos de animais que não possuem esqueleto ósseo ou cartilaginoso são invertebrados. Os mais simples são:
Poríferos
2. Cnidários
3. Platelmintos
4. Nematódeos
5. Moluscos
6. Anelídeos
Destes, alguns são exclusivamente aquáticos, vivendo isolados ou formando colônias; outros são terrestres; e alguns vivem dentro dos seres vivos, como parasitas.
Poríferos
Os poríferos(do grego póros, passagem, orifício, e do latim ferre, levar, ser portador) são animais necessariamente aquáticos, popularmente chamados de esponjas. Podem viver na água doce, mas a maioria está no mar fixada sobre pedras ou conchas de animais.
Organização das esponjas.
As esponjas são os animais de organização mais simples. Embora sejam pluricelulares, sua organização vai pouco além da de um protozoário. As células de uma esponja praticamente podem viver umas independentes das outras e são elas responsáveis pela nutrição e por outras funções, já que não existem orgãos. Básicamente existem dois tipos:
As que tem flagelos:
7. Coanócitos;
E as que lembras a ameba:
8. Amebócitos Os amebócitos ficam em uma especie de massa gelatinosa.
Atividades vitais e reprodução de esponjas
Para se alimentar, uma esponja movimenta flagelos dos coanócitos, fazendo um fluxo de água entrar pelos mínusculos poros do corpo e sair pela abertura superior denominada ósculo. Na passagem, o plâncton presente na água é filtrado pelos coanócitos, que o digerem. Esse alimento será distribuido para todas as células pelos amebócitos. Como não existe cavidade digestiva, a digestão é intracelular.Para respirar não há nenhum orgão repiratório.Pulmão, brânquias, nenhuma outra estrutura especial.Cada célula, retira diretamente do fluxo de água o gás oxigenio e libera nele o gás carbônico.Para a excreção,basta cada célula soltar seus produtos tóxicos na água.As esponjas se