histologia
-Sistema urinário continuação
Túbulo contorcido proximal
Ponto de grande reabsorção (agua, glicose, aminoácidos, sódio). Epitélio cubico simples com micro vilosidades. São observadas zônulas de oclusão e dobras na membrana basal (característico em áreas de absorção), Inter digitações na lateral, grande quantidade de mitocôndrias e lisossomos.
Obs.: no túbulo proximal a luz não é muito visível ao contrário do distal que possui menos vilosidades.
-Alça do nefron
Dividida em duas porções
a) Parte delgada descendente: muito permeável a agua. Epitélio pavimentoso simples. Muito permeável a agua, sódio e cloro.
b) Parte espessa ascendente: cubico simples, impermeável a agua, sódio e cloro transportados ativamente
-Túbulo contorcido distal
Epitélio Cubico simples mais baixo e menos micro vilosidades, tornando a luz mais evidente. Presença também de vesículas, Inter digitações na lateral. Algumas células são modificadas, cilíndricas altas, formando a macula densa. Saída de sódio por processo ativo. Saída de agua inibida por ADH.
-Túbulo coletor
Limites celulares bem visíveis, epitélio cubico simples e cilíndrico, sensível ao ADH. Presença de duas células: principal (ciliada, com função sensora para o fluxo de fluidos e conteúdo), e a célula intercalada (micro vilosidades para reabsorção e secreção de íons de hidrogênio e bicarbonato).
Ureter
Formado por epitélio de transição com luz estrelada abaixo Tecido conjuntivo + musculo liso (com 3 camadas longitudinal interna, circular media e longitudinal externa na porção distal) e por último adventícia com tecido adiposo, nervos e vasos.
Bexiga
Epitélio de transiçao com lamina própria com muita fibra elástica (tecido conjuntivo frouxo ou denso). Não há submucosa e apenas duas camadas de muscular seguida por adventícia.
Sistema Genital Masculino
Testículos
São envolvidos pela túnica vaginal (antiga parte do peritônio) e internamente pela albugínea que divide o testículo em lóbulos