ciencias
a) 143mg: 0,143g
b) 75mg: 0,075g
c) 9mg: 0,009g
d) 2053 mg: 2,053g
e) 0,048 kg: 48g
f) 0,0092 kg: 9,2g
g) 26mg: 0,026g
2- Com base no artigo “A Evolução da Balança Analítica” responda as questões abaixo:
a) Qual a diferença entre peso e massa?
A massa não varia de acordo com o local onde se encontra e sim pela medida de sua inércia, que é a resistência de um objeto a um esforço realizado para modificar seu estado de movimento. Entretanto o peso é uma força que depende da massa do objeto e também depende da massa do planeta e da distância entre o objeto e o centro da massa.
b) Quando é possível afirmar que um corpo encontra-se em equilíbrio mecânico?
É quando duas condições são obedecidas:
# A resultante das forças que agem sobre o corpo deve ser nula;
# Mometo resultante das forças que agem sobre o corpo também deve ser nulo.
c) Qual o princípio de funcionamento de uma balança mecânica?
O travessão rigído e um apoio central, onde se liga uma haste oscilante, cuja ponta percorre uma escala de fundo graduada.
d) Quem e quando se completou a teoria da balança?
Leonhard Euler desenvolveu a teoria completa da balança em 1747.
e) A pesagem, as balanças traziam diversos significados aos povos antigos. Quais as conotações místicas que as balanças representavam para os egípcios e babilônios?
Para os babilônios, a balança simbolizava a igualdade dos dias e noites, poís o sol entrava na constelação de Libra no equinócio de Outono, quando o dia e a noite tem duração iguais. Para os egípicios a balança tinha o símbolo da pesagem de um coração de um defunto contra o peso da verdade e conforme as culpas carregadas pelo morto, a balança pendia para o prato do coração que significa condenação da alma ou para o prato com a pena que