ciencias
Assim, tais tragédias não devem somente chamar a nossa atenção pela barbaridade com que são realizadas. Devemos ter em mente que, na grande maioria dos casos, são exceções, reações extremas, realizadas por alguém que não teve inteligência emocional o bastante para lidar com as adversidades, muitas vezes deveras dolorosas, injustas ou mesmo degradantes, provocadas pela sociedade que construímos. Assim, não significa também que todas as pessoas mais reclusas, com algum problema psiquiátrico, ou que sofrerem preconceito ou grandes traumas na vida têm vontade, ou um dia irão cometer um ato assim.
Pensando sob esta ótica, devemos buscar respostas mais profundas e avaliar nossos comportamentos com aqueles que nos cercam, mesmo de forma indireta. A escola tem um interessante papel nesse sentido, já que é um espaço no qual os estudantes passam boa parte do seu tempo, e que, de certa forma, é uma minirrepresentação da sociedade em que vivemos.
Casos de desrespeito não devem ser tolerados e, para tal, não bastam unicamente punições, mas um trabalho anterior de desconstrução de valores, e que começa dos próprios educadores, coordenadores e direção, por exemplo, evitando estigmatizar alunos. Discussões em sala; criação de uma “central anônima”, na qual o aluno pode denunciar casos assim; e abertura para o diálogo; são