ciencias
Aluno:
Geisner Batista da Fonseca RA: 1323954
Polo
Ipameri Go
2013
O presente texto se propõe a apresentar o conceito e a real função do livre comércio entre os países que teve seu surgimento após a segunda guerra mundial, visando como objetivo principal a redução ou até mesmo a eliminação de tarifas, quotas, preferências que recaiam sobre o maior parte dos bens importados e exportados entre os países, tudo isso acontece mediante uma união, formando-se um grupo. Os produtos incluídos pelo livre comércio são: a) produtos concretos (matérias primas, manufaturas); b) serviços (saúde, educação); c) licenças tecnológicas (patentes, direitos de propriedade); d) operações financeiras (créditos, investimentos, câmbio, compra e venda de títulos, ações, empréstimos, definição das taxas de juros).
Atualmente pode-se dizer também que além dessas zonas de livre comércio foram criados também o mercado comum, a união econômica monetária e a união aduaneira, sendo esta última uma abertura do mercado interno entre os países membros ou com nações externas ou de mercados comuns que também permanecem ligadas pelo livre comércio, uma delas é o Mercosul, formado pelo Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Venezuela.
Quando um país negocia livremente com outras nações, os consumidores daquele país tem acesso a uma maior variedade de produtos. Alguns desses produtos podem não estar disponíveis de outra forma, se os consumidores foram limitados a bens de fabricação nacional, ou esses mesmos produtos podem ser caro, se não tiver um acordo de comércio livre. Como é o caso do automóvel, se o país A for fraco na produção de carros, seus habitantes podem ainda conduzir veículos fiáveis a preços razoáveis, desde que o país negocie com outra nação que tenha carros de qualidade, podendo até mesmo gerar um crescimento econômico mais rápido de grande valia para a população.
Conforme entrevista dada