Ciencias
Nome: Sara Ozias Belinelli N°24
Turma: 9°1
Professor: Luiz Gonzaga
Índice
Apresentação 1
Química Ambiental 2
Bibliografia 3
Conclusão 4
Apresentação
Durante toda existência do planeta Terra, observa-se constantes transformações físicas e químicas. Algumas ocorrem naturalmente e outras são de origem antrópica, isto é, causada pela ação humana. São fenômenos iniciados a centenas de anos, como a poluição do ar, da água e do solo, a depleção da camada de ozônio, o aumento do efeito estufa e o aquecimento global, que causam consequências danosas ao meio ambiente.
Química Ambiental: os conhecimentos dessa ciência empregados para compreender os processos ambientais, minimizar a poluição e recuperar ambientes degradados.
No Brasil, as últimas décadas foram marcadas por um crescimento da conscientização dos cidadãos sobre os danos causados pelas atividades humanas inadequadas. Sejam em indústrias ou em seus próprios lares, essas atividades têm gerado efluentes e resíduos: sólidos, líquidos e gasosos, que acabam tendo seu destino final na atmosfera, nos solos e nas águas.
É importante este estudo para entender os aspectos químicos dos problemas que nós seres humanos criamos no meio onde vivemos. Esse mesmo ambiente há alguns anos antes de começar os processos de poluição, era um ambiente natural, ou seja, sem poluentes.
Os processos químicos que ocorrem no ambiente, sejam eles naturais ou causados pelo homem, são o objeto de estudo do químico ambiental. Basta parar um minuto e pensar no que isso representa para se ter uma ideia da abrangência de possibilidades de atuação para esse profissional. Ele tem pela frente um campo vasto e extremamente promissor.
Entre suas funções estão à organização e a gestão de medidas de proteção ambiental,