ciencias
Atuam diretamente no Sistema Nervoso Central e são consumidos para aumentar a concentração, reduzir o cansaço e aumentar a competitividade e a agressividade. As anfetaminas, metanfetaminas e a cocainasão as mais consumidas.
Visam diminuir a sensação de fadiga. São usados no basquete, vôlei e futebol.
-Cardíaco: aumento da pressão arterial, aumenta o batimento cardíaco e do metabolismo do organismo, pode gerar um enfarto, hipertensão arterial, palpitações e arritmias cardíacas
-Respiratorio: A gravidade e variedade das reacções tóxicas pulmonares induzidas por estimulantes parecem depender do composto utilizado, da dosagem e da via de administração.
Cocaína
Os sintomas pulmonares agudos de fumar cocaína incluem toque, expectoração negra, Hemoptise e dor pleurítica no peito. Os fumadores de crack de cocaína possuem níveis de carboxihemoglobina mais elevados e este aspecto pode estar relacionado com a dor no peito. A utilização de cocaína de base livre está associada a barotraumas. Pneumotórax, pneumopericárdio e pneumomediastino são as manifestações comuns de barotraumas induzidos por cocaína. Fumar cocaína também está associado a sintomas semelhantes a asma, intensificação de asma e várias complicações das vias respiratórias, incluindo sinusite, epiglotite, bronquite e bronquiolite. Além disso, os vapores da cocaína quente podem causar queimaduras térmicas no tracto respiratório.
-Sexual: jaculação precoce ou orgasmo prematuro. Altas doses e o uso a longo prazo estão associados com impotência e outras disfunções sexuais.
-Sanguíneo: aumento da pressão arterial,, Overdose
-Musular: problemas na coordenação motora
NARCÓTICOS ANALGÉSICOS
A morfina, a metadona e a diamorfina são algumas das substâncias incluídas nesta classe.
Os narcóticos têm efeitos no cérebro semelhantes às endorfinas e às encefalinas, Ou seja, funcionam como analgésicos naturais,
São empregados em quase todas as modalidades.
Cardíaco: Baixa da frequência