Ciencias
Assunto: Permeabilidade 1 ) Porque no líquido a carga total é constante. Nos solos acontece a mesma coisa? Por quê? 2) As poro-pressão são calculadas multiplicando-se o peso da coluna d’água acima do ponto considerado. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Por quê? 3) É correto dizer que o piezômetro mede a altura do nível d’água do terreno? Por quê? 4) Quando 2 solos de permeabilidades diferentes são colocados em série, a vazão que passa através dos solos é idêntica (equação da continuidade). Em qual material ocorrerá a maior perda de carga: no solo de maior ou no de menor permeabilidade? 5) Cite 3 fatores que influenciam o coeficiente de permeabilidade, explicando sucintamente. 6) A determinação do coeficiente de permeabilidade é feita através de ensaios de carga constante e carga variável, que podem ser realizados no campo ou no laboratório. Para determinação da permeabilidade de um solo argiloso, qual desses ensaios você recomendaria ? Por quê? 7) Porque em solos há uma perda de energia ao longo do processo de fluxo? 8) O que é gradiente hidráulico crítico e em que situação o projeto deve contemplar a possibilidade de ocorrência de instabilidade hidráulica? 9) Porque quando não há fluxo, a poro-pressão é calculada considerando somente a profundidade do ponto em relação ao NA e o peso específico da água. 10) Como a umidade do solo interfere em sua condutividade hidráulica.
11- A Lei de Darcy é válida, prioritariamente, para escoamentos turbulentos. VERDADEIRO OU FALSO.
Falso – a lei de Darcy é válida para escoamento laminar, ou seja, escoamentos onde as trajetórias das partículas d’água não se cortam, devendo ser considerado para o estudo da permeabilidade na maioria dos solos naturais.
12- Para um mesmo solo, o coeficiente de permeabilidade varia em função do índice de vazios. VERDADEIRO OU FALSO. Verdadeiro - o coeficiente de permeabilidade (k) é definido como sendo a velocidade