Ciencias
Para uma pessoa física esse processo funcionaria da seguinte forma: Ela ia ver seu saldo bancário, ia pensar se realmente precisa do produto, se a condições de fazer o pagamento e ver quais condições de pagamento a empresa trabalha.
Já uma pessoa jurídica, ia pensar de outra forma mais burocrática, não diferente da pessoa física, ex: Ia consultar seu contador, para saber seu saldo, o valor que tem disponível em caixa, banco, se podem efetuar a compra á vista ou a prazo, ia fazer um estudo todo detalhado para que possa efetuar a tal compra.
A diferença entre a física e o jurídico é que um faz o trabalho sozinho de pesquisar valores e saber saldos disponíveis, o outro tem pessoas que podem fazer isso por ele, que é pago para fazer esse tipo de procedimento.
Isso significa que todos nós dependemos da contabilidade para crescer financeiramente, podemos não perceber mais cada passo que damos para efetuar um pagamento, fazer uma compra em geral, estamos usando a contabilidade e movimentando a nossa economia.
E a contabilidade está aí para isso, para mostrar nossos gastos, como agir diante de uma situação que envolva dinheiro.
Para uma pessoa jurídica o processo de contabilidade é e tem que se mais detalhado, pois eles precisam elaborar balancetes para depois mostrar a um fiscal.
Já a física, não necessita muito disso, pois esta fazendo para seu próprio consumo, não envolvendo terceiros diretamente.
Mais dependendo do caso, ambos tem que justifica-se perante ao órgãos públicos, como por exemplo: Receita