Ciencias
/wiki/Ficheiro:Question_book.svg/wiki/Ficheiro:Question_book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade. (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
/wiki/Ficheiro:Amazon_rainforest.jpg/wiki/Ficheiro:Amazon_rainforest.jpg
/wiki/Ficheiro:Amazon_rainforest.jpg/wiki/Ficheiro:Amazon_rainforest.jpgMapa da ecorregião da Amazônia. Os limites da ecorregião Amazônica são mostrados em amarelo. Imagens: NASA.
A Floresta Amazônica é uma floresta tropical situada na região norte da América do Sul. Ocupa territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
É a floresta equatorial que ocupa a maior extensão do território amazônico. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo. É a maior floresta tropical do mundo, enquanto perde em tamanho para a Taiga Siberiana que é uma floresta de coníferas, árvores em forma de cones, os pinheiros.
A floresta Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 30 metros acima do solo..
A maior parte de seus cinco milhões de km²,ou 42% do território brasileiro, é composta por uma floresta que nunca se alaga, em uma planície de 130 a 200 metros de altitude, formada por sedimentos do lago Belterra, que ocupou a bacia Amazônica entre 1,8 milhões e 25 mil anos atrás. Ao tempo em que os Andes se erguiam, os rios cavaram seu leito, o que originou os três tipos de floresta da Amazônia. As duas últimas formam a Amazônia brasileira:
Ecossistemas do bioma Hileia Amazônica
Florestas montanhosas andinas
Florestas de terra firme
Florestas fluviais alagadas
A floresta de terra firme, que não difere muito da floresta andina, exceto pela menor densidade, está