ciencias socias
Introdução
A Origem da Contabilidade
Escola Italiana
Pai da Contabilidade
Escola Norte Americana
Contabilidade no Brasil
Bibliografia
Introdução
Para entendermos a historia da contabilidade temos que conhecer o seu significado e o que ela representa na vida de uma empresa.
Contabilidade de um modo mais simples toma conta e controla todos os gastos e movimentações de uma empresa na intenção de ajudar nas decisões administrativas. Tudo que a empresa deseja alcançar para se tornar prospera passa pela contabilidade, através dela as pessoas da entidade são medidas a vida saudáveis de uma organização que se preze passa por uma ciência.
A Origem da Contabilidade
Não existem datas certas, mas a contabilidade já esta na vida do ser humano desde quando surge a consciência de que se tem que dominar o ambiente em que vive e não só figurar como parte submissa dele. De acordo com a sua evolução veio a noção de posse com isso veio a necessidade de controlar armas de caça e pesca do homem, com o passar do tempo veio as gravuras que continham figuras e numerais. Essas gravações eram desenhadas a caça do animal e o número correspondente a quantidade de cabeças. Os primeiros registros completos da contabilidade surgiram com a civilização Sumérico-Babilonico que se situava no sul da Mesopotâmia entre o Mar Mediterrâneo e o golfo Pérsico, um povo que evoluiu muito a agricultura e aprimora praticas para o comercio do ouro, prata, marfim, produtos de tecelã, etc. Suas transações eram registrados em peças de argila e assim dando inicio a uma contabilidade.
A contabilidade tinha como foco o controle, depois com o passar dos anos ela ganha ainda mais importância para o comercio. Com a troca de bens, a contabilidade era meramente quantitativa, o próximo grande passo só apareceu com a invenção da moeda e seus sistemas monetários.
Os egípcios tem um papel de suma importância para essa